
O presente volume pretende conceber o panorama do ensino de desenho no Brasil na visão de um estudante que está prestes a se graduar e questiona a história oficial do ensino dessa disciplina, bem como o processo de ensino-aprendizagem ao qual esteve inserido.
O trabalho não visará a construção de uma nova metodologia de ensino-aprendizagem, sendo ele a própria crítica explicitada. O enfoque será a evolução do ensino de desenho técnico e suas relações com o trabalho a partir da chegada da Missão Francesa no período colonial brasileiro, passando também pelas propostas pedagógicas de Rui Barbosa e as iniciativas dos Liceus de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e de São Paulo durante o período de industrialização nacional.
As propostas de ensino de desenho serão relacionadas ainda com as idéias de estética do crítico inglês John Ruskin, que durante o século XIX disseminou suas teorias por vários países, incluindo o Brasil. E, em seguida, as propostas de ensino nas escolas de Arquitetura também serão relacionadas com os ideais Positivistas do período modernista e até da contemporaneidade.
Exposto isto e, tomando por base uma estrutura genérica da História em que a Revolução Industrial transforma novamente os paradigmas entre as Artes mecânicas e as Artes liberais, inicia-se o processo de pesquisa em torno do ensino de desenho técnico no Brasil e, em alguns momentos mais específicos, a relação com o ensino de Arquitetura em sua maneira mais abrangente.